+351 919 100 571

Stretching

Não é suficiente ganhar massa muscular e alcançar uma boa aptidão aeróbica. É importante pensar em flexibilidade também. O alongamento pode ajudar.

Pode pensar em alongamento como algo realizado apenas por corredores ou ginastas. Mas todos precisamos de nos esforçar para proteger a nossa mobilidade e independência. Muitas pessoas não entendem que o alongamento é necessário de uma forma regular. Deveria ser diário.

Por que o alongamento é importante

O alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, e precisamos dessa flexibilidade para manter uma amplitude de movimentos nas articulações. Sem ele, os músculos encurtam e ficam tensos. Como consequência, quando os músculos são chamados à actividade, eles estão fracos e incapazes de se estender como deveriam. Isso coloca as pessoas em risco de dores nas articulações, destensões e danos musculares.

Por exemplo, sentar-se numa cadeira o dia inteiro resulta em isquiotibiais apertados na parte de trás da coxa. Isto pode dificultar a extensão da perna ou o alongamento do joelho, o que inibe a caminhada. Da mesma forma, quando os músculos tensos são chamados subitamente a uma actividade extenuante que os alonga, como jogar ténis, eles podem danificar-se por serem repentinamente alongados. Os músculos lesionados podem não ser fortes o suficiente para apoiar as articulações, o que pode levar a lesões nas articulações.

O alongamento regular mantém os músculos longos, magros e flexíveis, e isso significa que o esforço não irá exercer muita força sobre o próprio músculo. Músculos saudáveis ​​também ajudam uma pessoa com problemas de equilíbrio a evitar quedas.

O efeito cumulativo do alongamento

Fazer alongamento esporadicamente não oferece magicamente uma flexibilidade perfeita. É necessário fazer alongamento de forma regular e manter um compromisso com esta actividade. Pode levar semanas ou meses até ganhar a flexibilidade perfeita, e terá que continuar a trabalhar para a manter.

Execução adequada

Costumava-se acreditar que o alongamento era necessário para aquecer os músculos e prepará-los para uma determinada actividade. No entanto, pesquisas recentes mostraram que esticar os músculos antes de serem aquecidos pode realmente ser prejudicial e danificá-los. Tudo o que é necessário para aquecer os músculos antes do alongamento são 5 a 10 minutos de actividade leve, como uma caminhada rápida. Também pode e deve alongar após um treino aeróbico ou de musculação.